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domingo, 30 de agosto de 2009

Greco romana MAE/USP

http://www.heladeweb.net/Numero%20Especial/Feitosa_GarraffoniNE.htm
ISSN 1518-2541
Hélade, Número Especial, 2001:60- 64

Lourdes M.G.C. Feitosa e Renata Senna Garraffoni
Doutorandas em História (IFCH/ UNICAMP - Bolsistas da Fapesp)
e-mail: luconde@travelnet.com.br
As Culturas Greco-Romanas em Discussão: as Pesquisas em Antigüidade Clássica da Unicamp

O estudo da Antigüidade Clássica na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) teve início na década de setenta com o professor Jaime Pinsky e, de lá para cá, tem se consolidado como um espaço de discussão e produção de pesquisas sobre o mundo greco-romano. Em meados da década de noventa, por exemplo, o curso de História contava com dois bolsista de iniciação científica que desenvolveram projetos de pesquisa ligados ao mundo romano (1) e dois que fizeram um levantamento bibliográfico das fontes clássicas existentes na Universidade (2), todos sob orientação do professor Pedro Paulo Abreu Funari, que assumira o lugar do professor Pinsky em 1992, em virtude de sua aposentadoria.
Nos últimos três anos (3), este quadro tornou-se mais complexo. Além de novos bolsistas de iniciação científica (4), houve um considerável aumento de pesquisadores no programa de Pós-graduação do Departamento de História interessados no mundo greco-romano. Estruturalmente falando, atualmente estes estudos estão aglutinados na linha de pesquisa História, Cultura e Gênero, criada em 1995 com objetivo de realizar estudos temáticos e teóricos partindo da reflexão sobre algumas correntes historiográficas contemporâneas, em especial a Nova História, a História Cultural e Social e a História Intelectual. Assim, dentro de uma linha de pesquisa cuja preocupação central é discutir novos caminhos para se escrever a História dos diversos períodos, vários trabalhos sobre Grécia e Roma vem sendo desenvolvidos: atualmente contamos com cinco pesquisadores no mestrado (5), três no doutorado (6) e duas dissertações defendidas (7), todos sob orientação do professor Funari, livre-docente em História Antiga desde 1996.
O desenvolvimento destas pesquisas tem sido possível em virtude da relação de três fatores, que serão comentados a seguir: atividades promovidas pelo Departamento de História e Instituto de Estudos da Linguagem (IEL); apoio dos órgãos de fomento à pesquisa e o CPA – Centro do Pensamento Antigo.

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