Powered By Blogger

domingo, 16 de agosto de 2009

MAE-USP

MAE-USP:

CURSOS:
São pontos relevantes na atuação do trabalho de pesquisa e docência em Arqueologia e Etnologia no MAE:
a) a formação de alunos em pesquisa de campo (sítios-escolas) e no laboratório b) a conscientização para a importância do Patrimônio Cultural, através da criação de Museus Regionais como o do Centro Regional de Piraju e o Museu de Iguape;c) trabalhos com equipes de serviços educativos junto às populações dos municípios com sítios arqueológicos;
Cursos e Palestras oferecidos:
Graduação
Pós-Graduação Extensão Universitária
d) preservação dos sítios arqueológicos e histórico-coloniais;
e) trabalho permanente junto a órgãos oficiais com vistas à preservação do patrimônio arqueológico nas novas áreas de atuação: IPHAN; CONDEPHAAT;
f) a introdução a pesquisas com a documentação material através de estudos das coleções do acervo.
Disciplinas Optativas de Graduação
Arqueologia
Não há na Universidade de São Paulo, e em nenhuma universidade pública brasileira, um curso que forme arqueólogos. O MAE vem assumindo este papel ao oferecer disciplinas optativas de graduação sigladas na instituição - "Introdução à Arqueologia: teoria e método" - "Arqueologia Brasileira", "Introdução à Arqueologia do Mediterrâneo Antigo", "Arqueologia Americana" - ou ministradas em Departamentos afins por seus docentes - "Zooarqueologia: Ecologia Humana do Passado" (no Instituto de Biociências) e "Geoarqueologia" (Depto. de Geografia, FFLCH). Os estágios de iniciação científica, sob a tutela de um orientador, são a base para uma formação adequada em arqueologia no nível de graduação.
Museologia
O MAE vem oferecendo anualmente a disciplina "Museologia, Comunicação / Educação", é a primeira disciplina siglada na área, oferecida para os alunos de graduação da USP. Seu objetivo é apresentar os conceitos principais sobre museus, museologia, comunicação e educação; salientar os processos museológicos que sustentam o museu enquanto canal de comunicação e agência educativa; apresentar as novas perspectivas que a museologia oferece aos museus; discutir os conceitos da nova museologia, e vem possibilitando além da introdução às questões da comunicação museológica um contato entre estudantes de varias áreas.
Pós-Graduação em arqueologia
(Clique Aqui para ver o Calendario da Pós-Graduação)
O Curso de Pós-Graduação em Arqueologia da USP é o pioneiro na formação de arqueólogos pesquisadores-docentes do Brasil e sua relevância tem sido inúmeras vezes comprovada nos seus já vinte e oito anos de atuação, formando especialistas de importância no panorama nacional.O número sempre crescente de seu corpo docente e discente indica tanto um desenvolvimento do campo da Arqueologia no Brasil, como a procura de uma formação sólida, respaldada por condições materiais e intelectuais que a USP pode assegurar, enfrentando a grande responsabilidade de capacitação de profissionais no mercado de trabalho.A importância do Curso de Pós-Graduação em Arqueologia da USP, sobretudo, está na atuação fundamental de um grupo considerável de arqueólogos em diversas áreas de pesquisa, tanto em Arqueologia Americana (brasileira/sul-americana) como do Mediterrâneo Antigo e Médio-Oriente. É o curso que completa a formação de alunos que passaram por vários anos de estágio em trabalhos de campo, laboratórios, reservas técnicas e bibliotecas do MAE e da USP, orientados pelos docentes-pesquisadores na categoria de iniciação científica. Por outro lado, a irradiação do Curso de Pós-Graduação em Arqueologia não se restringe apenas à Região Sudeste, onde se insere, mas abrange as demais regiões do Brasil. Em primeiro lugar, considerando as regiões sob o foco das pesquisas de seus docentes. Em segundo lugar, pelo afluxo de alunos das regiões Centro-Oeste, Sul, Norte e Nordeste. Em terceiro lugar, pelos projetos de impacto ambiental, sob a responsabilidade de docentes do MAE, que não se limitam às fronteiras da região Sudeste, mas atingem um nível nacional. Este é um aspecto relevante a ser mencionado, tendo em vista a legislação atual e a preparação de Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA), freqüentemente elaborados por escritórios independentes que atuam na área de arqueologia. Tais arqueólogos, que trabalham por contrato, podem ser absorvidos e integrados a programas concretos e melhor orientados por docentes-pesquisadores-doutores de acordo com preceitos científicos.
Extensão Universitária
Arqueologia, Etnologia, Curadoria, e Museologia
Além das disciplinas optativas de graduação, são semestralmente oferecidos cursos de extensão universitária - Difusão Cultural e Atualização - nas áreas de Arqueologia Brasileira, Americana e do Mediterrâneo Antigo, de Etnologia Brasileira e Africana e de Curadoria, centrados no acervo e em temas decorrentes dele, com a finalidade de divulgar as atividades de pesquisa e o acervo da instituição. Nas áreas de Educação e Museologia, são ministrados cursos que visam abordar a área de musealização nas suas múltiplas interfaces: conhecimento científico, concepção museográfica, montagem de exposição, avaliação museológica e educação (ed. infantil, 1o., 2o. e 3o. graus) em museus e exposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário